sábado, 30 de janeiro de 2016

“Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: ‘Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?’”. (Mc 4,38)


Existem muitos modos de importar-se com alguém. Em todo caso, o verdadeiro cuidado demonstra-se pela finalidade, ou seja, ao fim, o cuidado é sempre procurar o bem para alguém. Não um bem momentâneo, mas o bem que dura, que traz consigo uma situação duradoura.

Às vezes, é bom estar próximo para proteger os filhos, em outros casos, é melhor que eles “se virem sozinhos”. Durante um tempo é bom que os filhotes permaneçam nos ninhos, depois é necessário que sejam atirados para fora. Reconheço que não é fácil discernir um momento do outro, mas Jesus hoje nos dá uma pista para este critério.

Jesus estava no barco, mas dormia. A tempestade soprava, assustava os discípulos e quase afundava o barco. Por que Jesus não acordava? Sem dúvida para dar-nos mais um ensinamento que precisava perdurar no tempo: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (v. 40). Numa tempestade, fugir do barco não é uma opção. O melhor é permanecer firme, por causa da confiança em Deus. Passam as tempestades, mas Deus é fiel: esta é uma lição importante.

Catecismo 164: “Luminosa em virtude daquele em que ela crê, a fé é muitas vezes vivida na obscuridade. A fé pode ser posta à prova. O mundo em que vivemos muitas vezes parece estar bem longe daquilo que a fé nos assegura; as experiências do mal e do sofrimento, das injustiças e da morte parecem contradizer a Boa Nova; podem abalar a fé e tornar-se para ela tentação”.


Francisco: “‘O que fazer quando se enfrenta um dificuldade?’ Em primeiro lugar: não desesperar. Nunca! Ficar tranquilo. Depois, buscar a maneira de superá-la. E se não for possível superar, suportá-la. Até que surja a possibilidade de superá-la. Nunca se deve assustar com as dificuldades. Nunca se deve entrar em pânico. Nós somos capazes de superá-las todas. Precisamos apenas de tempo para compreender, inteligência para buscar o caminho e coragem para seguir em frente” (05/02/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário