domingo, 24 de janeiro de 2016

“Então, começou a dizer-lhes: ‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir’”. (Lc 1, 21)


Tem tanta gente que quer “ver cumprida a Escritura” hoje! Dizem isto quando acontece um terremoto, um maremoto, um desastre qualquer... Falam de uma intervenção ou castigo divino já anunciado em Daniel, ou no Apocalipse, ou pelo próprio Jesus. Interessante é que Jesus fala de “cumprimento” em um sentido completamente diferente destes apocalípticos modernos.

Jesus diz que “Ele” é o cumprimento das Escrituras, e o povo fica cofuso: – “Como assim? Sem terremoto? Sem terrorismo? Sem show?!”; Isso mesmo! Jesus, que é a Palavra de Deus encarnada, não é um Pop Star. Veio falar “aos pobres, aos cativos, aos cegos e aos oprimidos” (v. 18), que, em geral, não são um bom público consumidor.

Muito barulho serve para espalhar o rebanho. Jesus veio para nos congregar pela fé em sua palavra, pela esperança em suas promessas e pelo amor de seu coração divino: este é o cumprimento da Palavra de Deus. Cuidado com os barulhentos! Assim como aconteceu na experiência religiosa dos profetas do Antigo Testamento, Deus fala no murmúrio da brisa da tarde (Cfr. 1Re 19, 11-13).

Catecismo 949: “Na comunidade primitiva de Jerusalém, os discípulos ‘mostravam-se assíduos nos ensinamentos dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações’ (At 2, 42). A comunhão na fé. A fé dos fiéis é a fé da Igreja, recebida dos Apóstolos, tesouro de vida que se enriquece ao ser compartilhado.”

Francisco: Os cristãos têm o dever de anunciar (o Evangelho), sem excluir ninguém, e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte maravilhoso, oferece um banquete apetecível. A Igreja não cresce por proselitismo, mas ‘por atração’”. (EG, 14)


São Bento: Assim como há um zelo mau, de amargura, que separa de Deus e conduz ao inferno, assim também há o zelo bom, que separa dos vícios e conduz a Deus e à vida eterna”. (Regra 72: Do bom zelo dos monges, 1-2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário