segunda-feira, 18 de abril de 2016

As minhas ovelhas escutam a minha voz


É bom ser confirmado pelo Mestre. Algumas passagens evangélicas são luminosas quando, saídas da boca de Jesus, descrevem como devem ser os discípulos. Uma delas é a do Evangelho deste 4º domingo da Páscoa: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo 10, 27).

De fato, a escuta atenta da Palavra é o início da fé. Através da palavra exterior, Deus desperta-nos para uma realidade muito mais profunda: aquela que revela “quem somos” e “para onde vamos”, “qual o sentido de nossa vida” e “o que devemos fazer”. A luz de Cristo é de extraordinário brilho. O fiel percebe, quase imediatamente, que não é capaz de caminhar sozinho em direção desta luz, por isto faz-se ovelha.

Também é bom saber-se “ovelha”. Todos somos ovelhas de um grande, bom, belo e justo Pastor: Jesus Cristo. Senhor, dá-me a alegra de caminhar sempre sob a luz desta verdade, desta palavra, desta Voz!

Catecismo 1698: A referência, primeira e última, desta catequese será sempre o próprio Jesus Cristo, que é ‘o caminho, a verdade e a vida’ (Jo 14, 6). De olhos postos n'Ele com fé, os cristãos podem esperar que Ele próprio realize neles as suas promessas e, amando-O com o amor com que Ele os amou, podem fazer as obras correspondentes à sua dignidade: ‘Rogo-te que penses em nosso Senhor Jesus Cristo como tua verdadeira cabeça, e em ti como um dos seus membros. Ele é para ti como a cabeça para os membros. Tudo o que é d'Ele é teu: o espírito, o coração, o corpo, a alma e todas as faculdades. Deves usar de todas elas como se fossem realmente tuas, para servir, louvar, amar e glorificar a Deus. Tu és para Ele como um membro em relação à cabeça: e, por isso, também Ele deseja ardentemente servir-Se de todas as tuas faculdades como se fossem suas, para servir e glorificar o Pai’ (São João Eudes). ‘Para mim, viver é Cristo’.” (Fl 1, 21).

Papa Francisco: “Eu lhe direi a receita, simples. Você encontrará a voz de Jesus nas Bem-aventuranças. Alguém que lhe ensine um caminho contrário às Bem-aventuranças é uma pessoa que entrou pela janela: não é Jesus! Segundo ponto: Você conhece a voz de Jesus? Você pode conhecê-la quando nos fala das obras de misericórdia. Por exemplo, no capítulo 25 de São Mateus: “Se uma pessoa lhe diz aquilo que Jesus diz ali é a voz de Jesus. E terceiro: Você pode conhecer a voz de Jesus quando ele lhe ensina a dizer Pai, ou seja, quando lhe ensina a rezar o Pai Nosso.” (18/04/2016)