segunda-feira, 20 de junho de 2016



Algumas frases de Santo Tomás de Aquino sobre a caridade.

Questões disputadas: Questões disputadas sobre as virtudes, Questão 2


Artigo 3: Se a caridade é uma forma das virtudes.


Argumenta
“A forma dá o ser e a espécie àquele da qual é forma. As virtudes são formas poque são certas perfeições. As virtudes são as perfeições das potências da alma”.

Respondeo
“A caridade é a forma, motor e raiz das virtudes”.

“O ato de todas as virtudes se ordena ao fim próprio da caridade, que é o seu objeto, a saber, o sumo Bem”.

“O bem é objeto da fé enquanto verdadeiro e objeto da esperança enquanto desejável e acessível, mas ambos dependem da caridade que tem o bem como objeto enquanto apetecível. Ninguém crê, a não ser querendo. Ninguém deseja um bem a não ser porque o ama.”

“Diz-se que toda virtude ou potência superior move a inferior por meio do império. (...) Como todas as outra virtudes se ordenam ao fim da caridade, seus respectivos atos são imperados pela caridade e, por causa disso, diz-se que a caridade é motor delas.”

Responsiones ad argumenta
“A virtude é uma boa qualidade da mente, com a qual se vive retamente, pois não se vive retamente a não ser pela nossa vida que se ordena a Deus; que é o que faz a caridade”.

“Da caridade pode-se dizer forma exemplar das virtudes, (...) enquanto [estas] operam à sua semelhança; e, por isso, sempre que é necessário operar segundo a virtude, é necessária a caridade”.

“O intelecto é absolutamente anterior à vontade, porque o bem inteligido é objeto da vontade. Mas, no operar e no mover, a vontade é anterior. (...) Por isso, também a vontade move o próprio intelecto, enquanto é operativo, pois, nos valemos do intelecto quando queremos. Daí que o crer é o intelecto movido pela vontade (pois cremos em algo porque queremos). Segue-se que a caridade dá mais forma a fé do que o inverso”.


“Quando as coisas são mais elevadas do que o que entende, então a vontade se eleva mais acima de onde pode chegar o entendimento. E, por isso, nas coisas morais, que estão abaixo do homem, a virtude cognitiva informa as virtudes apetitivas, como o faz a prudência em relação às outras virtudes morais. Contudo, nas virtudes teologais, que são a cerca de Deus, virtude da vontade, a saber, a caridade, informa a virtude do intelecto, a saber, a fé”.