terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

(07/02/2016): “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. (Lc 5, 10)


Jesus subiu às barcas dos pescadores e lançou sua palavra aos quatro cantos da terra, e as redes vieram cheias. Ainda hoje o Filho de Deus desafia homens e mulheres de todas as idades e condições para abandonar o ambiente cômodo do mar e subir com Ele à barca. “Não tenham medo!”.

Sou profundamente grato a Jesus por ter me pescado. Os anos mais intensos e felizes de minha vida, sem dúvida, foram aqueles que correram em sua companhia: na Eucaristia diária, no estudo esforçado, na fraternidade encorajadora, na pastoral exigente, no serviço à sua Igreja. E sei que o melhor ainda está por vir.

Meditando o Evangelho de hoje, pensava: uma barca vazia parece estável e segura, uma barca carregada exige maior perícia dos pescadores. Senhor, todas as vezes que as tribulações aparecerem, eu quero poder ofertar o meu melhor. E quanto a barca da sua Igreja exigir mais de mim, me lembrarei do motivo: Ela está cheia de almas para cuidar.

Catecismo 852: Os caminhos da missão. O protagonista de toda a missão eclesial é o Espírito Santo. É Ele que conduz a Igreja pelos caminhos da missão. E esta continua e prolonga, no decorrer da história, a missão do próprio Cristo, que foi enviado para anunciar a Boa-Nova aos pobres. É, portanto, pelo mesmo caminho seguido por Cristo que, sob o impulso do Espírito Santo, a Igreja deve seguir, ou seja, pelo caminho da pobreza, da obediência, do serviço e da imolação de si mesma até à morte – morte da qual Ele saiu vitorioso pela ressurreição. É assim que o sangue dos mártires se torna semente de cristãos”.


Francisco: Quanto a vocês, irmãos e filhos amados, que estão para receberem a ordem do sacerdócio, considerem que exercitando o ministério da sagrada doutrina vocês serão participantes da missão de Cristo, único mestre. Distribuam a todos aquela Palavra, que vocês mesmos receberam com alegria de vossas mães, de vossas catequistas. Leiam e meditem assiduamente a palavra do Senhor para acreditar naquilo que leram, ensinar o que aprenderam na fé, viver o que ensinaram. Seja, portanto, alimento para o povo de Deus a vossa doutrina, que não é vossa: vocês não são patrões da doutrina! É a doutrina do Senhor e vocês devem ser fiéis à doutrina do Senhor! Seja, portanto, alimento para o povo de Deus a vossa doutrina, alegria e apoio aos fiéis de Cristo o perfume da vossa vida, para que com a palavra e o exemplo edifiquem a casa de Deus, que é a Igreja”. (11/05/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário