sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

(11/02/2016) “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me”. (Lc 9, 23)


Jesus não mandou que construíssemos palácios ou carreiras, as exigências de Jesus são outras: renúncia e seguimento. Muitas serão as consequências. Pense bem: quem vai a nossa frente carrega uma cruz e anda falando de renunciar a si mesmo. Onde isto nos levará?

Seguir é um verbo simpático. Não é tão difícil dizer que seguimos alguém como Jesus, sobretudo no início da jornada. As consequências práticas desta decisão ainda não apareceram e temos a nosso favor a esperança de uma jornada desconhecida (talvez emocionante!), e ainda uma ótima companhia.

Renunciar, entretanto, é um verbo mais ácido desde o princípio. Parece que combina com deixar para traz, abrir mão e escolher. Na verdade, este é o caminho da Quaresma: deixar para traz, abrir mão e escolher. Jesus conjugou o verbo “renunciar” como ninguém! E os que o seguiram de verdade também.

Catecismo 2544: “Jesus ordena a seus discípulos que O prefiram a tudo e a todos e lhes propõe que ‘renunciem a todos os bens’ por causa dele e do Evangelho. Pouco antes de sua paixão, deu-lhes como exemplo a pobre viúva de Jerusalém que, de sua indigência, deu tudo o que possuía para viver. O preceito do desprendimento das riquezas é obrigatório para se entrar no Reino dos Céus”.


Francisco: “Se tirarmos a pobreza do Evangelho, nada se entenderia da mensagem de Jesus”. (16/06/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário