quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

“Um leproso chegou perto de Jesus e pediu de joelhos: ‘Se queres, tu tens o poder de me purificar’”. (Mc 1, 40)


É muito fácil se aproximar de Jesus. Talvez, por isso, muitos não se aproximem... São os que procuram emoções, batalha, enfrentamento... Mal sabem estes que o Senhor nunca indica um caminho sereno, o caminho de Jesus é heroico: Vinde e vede!

A aproximação de um leproso era algo temível, mas Jesus o acolhe. Os fracos se sentem bem perto d’Ele. Ele não rejeita ninguém. Por isso é tão estranha a falta de acolhimento entre os cristãos. Quando surge uma situação assim é sinal de que há um problema, seja no coração dos crentes, seja no coração de quem chega.

Fico me perguntando como acolhemos os mais fracos. Aos idosos é proposta a eutanásia. Aos bebês não nascidos, o aborto. Aos imigrantes, os muros, a fome e o regresso. Aos cristãos perseguidos, o silêncio e a morte. Aos pobres, o mesmo. Li na Folha de São Paulo do último dia 10 um relato quase natural do aborto de um bebê com microcefalia. Ainda bem que Jesus não nos rejeita, mesmo que tenhamos cabeça e coração pequenos.

http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/01/1727899-alta-de-microcefalia-reacende-debate-sobre-aborto-legal.shtml?cmpid=facefolha

Catecismo 544: “O Reino pertence aos pobres e aos pequenos, isto é, aos que o acolheram com um coração humilde. Jesus é enviado para "evangelizar os pobres" (Lc 4,18). Declara-os bem-aventurados, pois "o Reino dos Céus é deles" (Mt 5,3); foi aos "pequenos" que o Pai se dignou revelar o que permanece escondido aos sábios e aos entendidos. Jesus compartilha a vida dos pobres desde a manjedoura até a cruz; conhece a fome, a sede e a indigência. Mais ainda: identifica-se com os pobres de todos os tipos e faz do amor ativo para com eles a condição para se entrar em seu Reino”.

Francisco: “De nada serve dizer: ‘Mas eu carrego uma medalha, eu trago um crucifixo’; como aqueles que levavam a Arca da Aliança, sem uma relação viva com Deus e com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus está viva em nosso coração? Muda nossa vida, ou é como a Arca que vai e vem? Ou o ‘Livro do Evangelho’ é muito bonito, mas não entra no coração?”. (16/01/2014)

São Bento: “Cuide com toda solicitude dos enfermos, das crianças, dos hóspedes e dos pobres, sabendo, sem dúvida alguma, que deverá prestar contas de todos esses, no dia do juízo”. (Regra 31: Como deve ser o Celereiro do mosteiro, 9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário