quarta-feira, 2 de novembro de 2016



Dinâmicas da História do Mundo
Dawson, Christopher. São Paulo: É Realizações, 2010, 1a edição.

As fontes de mudança cultural

“O que é uma cultura? É um modo de vida comum – um ajuste particular do homem em relação ao seu meio natural e às suas necessidades econômicas. Em seu uso e transformações ela se assemelha ao desenvolvimento de uma espécie biológica, a qual, como o dr. Regan salientou em seu discurso para a Associação Britânica em 1925, se refere basicamente não a uma mudança em sua estrutura, mas formação de uma comunidade, seja por novos hábitos, seja pela adaptação a um novo e restrito ambiente. (...) Quanto mais baixa umacultura for, mais passiva ela será em relação ao meio que a envolve. Um alta cultura, todavia, irá se expressar, através de seu meio, de forma magistral e excepcional, como faz o artista utilizando o meio que seu material permite”. (p. 68-69)

“Um modo de vida particular, em um meio ambiente particular, produz um tipo humano especializado, caso o processo ocorra em um período longo o bastante”. (p. 70)

“A cultura não pode ser vista como simples resultado de um determinismo climático ou econômico, pois é, na realidade, uma obra de arte, um triunfo da inventividade e da resistência humanas; é, também, fruto de uma tradição cultural muito antiga, a qual pode se estender muito para trás no tempo e no espaço, até as profundezas da era glacial das culturas do período magdaleniano europeu”. (p. 71)

O autor não trata do “progresso cultural” como um movimente uniforme ou retilíneo. Distingue 5 tipos principais de:
1. Caso simples: onde os povos desenvolvem seu modo de vida em seu meio ambiente, sem intromissões humanas externas;
2. Readaptação: quando, ainda dentro dos moldes do caso anterior, um determinado povo muda-se de seu meio ambiente original e precisa, assim, readaptar sua cultura.
3. Mistura de povos: geralmente pelo processo de conquista, raramente por contato pacífico, povos se misturam. Sem dúvida, é o processo mais importante no estudo histórico. 1º há um período de vários séculos de crescimento silencioso, seja por força da cultura que trouxe consigo ou que encontrou, os povos desenvolvem suas potencialidades; 2º Logo surge um período de intensa atividade cultural e também de intensos conflitos. A partir daí a cultura atinge maturidade e equilíbrio.
4. Interdependência: quando um povo absorve conquistas culturais de outros povos, tornando-as suas.

5. Transformação: quando um povo muda sua cultura a partir da razão. Seja por conhecimentos adquiridos, seja por novas crenças religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário