sexta-feira, 17 de agosto de 2018




Que imagem bonita!


Recentemente descobri um destes programas de internet que permitem combinar imagem com frases curtas e achei o máximo! Tenho a impressão de que nos tempos em que vivemos, onde todo mundo quer ver tudo em todas as redes sociais ao mesmo tempo, a combinação de imagem e frase ajudam a  evangelizar. Nos tempos de Seminário, tive um professor de pastoral que dizia que para evangelizar, é necessário que as ideias da homilia caibam em um carrinho de mão. Com isso ele queria dizer que as ideias devem ser concretas, ou seja, que sejam uma imagem clara para o coração de quem escuta.

Amar a Deus, fazer o bem, salvar a alma, ser missionário, perdoar, agradecer, pedir perdão... todas estas mensagens são boas, mas precisamos fazer com que sejam atraentes para contagiar com o bem o maior número de pessoas possível! Uma boa ideia tem que encher também o coração de bons sentimentos e isso fica mais fácil com boas imagens.

A uma destas postagens, uma amiga respondeu, dizendo: “que imagem bonita!”. Foi uma postagem sobre a Santa Missa. Na imagem, o sacerdote segurava a hóstia no momento das palavras da consagração, e sobre o altar estavam três ambulas prateadas, mas o detalhe que fez com que eu tivesse escolhido esta foto no “Google Imagens” foi que as âmbulas refletiam a assembleia santa que participava da Eucaristia.

Quem conhece Jesus Cristo e se apaixonou por sua mensagem quer, de todo coração, contemplá-lo no Céu. Ele é, como o diz o salmo “meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero!” (Sl 143, 2). A Santa Missa também é expressão deste esforço cotidiano da Igreja de querer ver Jesus, de contemplá-lo; mas como será o coração deste Jesus que eu amo? Sem dúvida, cheio de gente!

Assim, gostei da imagem porque, ao meu modo de ver, todos estavam comigo no altar, num esforço contínuo de ser um só com o Cristo, na sua oferta, no seu sacrifício redentor, no seu amor da Cruz, que quer compreender o mundo inteiro em um só ato.

Somos tão pequenos diante deste amor: pecadores, egoístas, muitas vezes mal-humorados e até violentos, mas queremos mudar! Este sentimento de querer o melhor pode elevar o mundo: muda uma ação aqui e outra ali, em casa e no trabalho, e, com a graça de Deus, pode fazer coisas grandiosas!

Se aquela imagem bonita coube no carrinho de mão dos projetos concretos de alguém, nos bons propósitos para o amanhã concreto de uma pessoa, ela cumpriu sua missão. Mas qual é a nossa missão diante do grande bem que eu e você precisamos fazer? Amanhã poderá ser um dia melhor se nosso coração se parece com aquela âmbula da imagem: cheio de Cristo e cheio de irmãos.

"Quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê" (1Jo 4, 20)



Nenhum comentário:

Postar um comentário