Algumas frases de Santo Tomás de Aquino sobre a caridade.
Questões disputadas: Questões disputadas sobre as virtudes, Questão 2
Artigo 3: Se a caridade é uma forma das virtudes.
Argumenta
“A forma dá o ser e a espécie àquele da qual é
forma. As virtudes são formas poque são certas perfeições. As virtudes são as
perfeições das potências da alma”.
Respondeo
“A
caridade é a forma, motor e raiz das virtudes”.
“O ato
de todas as virtudes se ordena ao fim próprio da caridade, que é o seu objeto,
a saber, o sumo Bem”.
“O bem é
objeto da fé enquanto verdadeiro e objeto da esperança enquanto desejável e
acessível, mas ambos dependem da caridade que tem o bem como objeto enquanto
apetecível. Ninguém crê, a não ser querendo. Ninguém deseja um bem a não ser
porque o ama.”
“Diz-se
que toda virtude ou potência superior move a inferior por meio do império.
(...) Como todas as outra virtudes se ordenam ao fim da caridade, seus
respectivos atos são imperados pela caridade e, por causa disso, diz-se que a
caridade é motor delas.”
Responsiones
ad argumenta
“A
virtude é uma boa qualidade da mente, com a qual se vive retamente, pois não se
vive retamente a não ser pela nossa vida que se ordena a Deus; que é o que faz
a caridade”.
“Da
caridade pode-se dizer forma exemplar das virtudes, (...) enquanto [estas]
operam à sua semelhança; e, por isso, sempre que é necessário operar segundo a
virtude, é necessária a caridade”.
“O
intelecto é absolutamente anterior à vontade, porque o bem inteligido é objeto
da vontade. Mas, no operar e no mover, a vontade é anterior. (...) Por isso,
também a vontade move o próprio intelecto, enquanto é operativo, pois, nos
valemos do intelecto quando queremos. Daí que o crer é o intelecto movido pela
vontade (pois cremos em algo porque queremos). Segue-se que a caridade dá mais
forma a fé do que o inverso”.
“Quando
as coisas são mais elevadas do que o que entende, então a vontade se eleva mais
acima de onde pode chegar o entendimento. E, por isso, nas coisas morais, que
estão abaixo do homem, a virtude cognitiva informa as virtudes apetitivas, como
o faz a prudência em relação às outras virtudes morais. Contudo, nas virtudes
teologais, que são a cerca de Deus, virtude da vontade, a saber, a caridade,
informa a virtude do intelecto, a saber, a fé”.
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