sexta-feira, 25 de março de 2016

Passos dolorosos de Jesus.

- O cristão recorda os passos dolorosos de Jesus com fé, pois sabe que Ele ressuscitou. O caminho do Calvário é o caminho que leva da morte à Vida. Não há caminho para a Vida sem cruz, nem Vida verdadeira sem Jesus.


1ª Estação: Jesus é condenado à morte.

“Pilatos perguntou: ‘Que farei com Jesus, que é chamado o Cristo? ’. Todos gritaram: ‘Seja crucificado! ’ Pilatos falou: ‘Mas, que mal ele fez? ’. Eles, porém, gritaram com mais força: ‘Seja crucificado! ’”. (Mt 27, 22-23)


2ª Estação: Jesus toma a cruz aos ombros.

“Então Jesus disse aos discípulos: ‘Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? ’”. (Mt 16, 24-26)


3ª Estação: Jesus cai por terra.

“‘O servo não é maior do que o seu senhor ’. Se me perseguiram, perseguirão a vós também. E se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Eles farão tudo isso por causa do meu nome”. (Jo 15, 20-21)


4ª Estação: Jesus encontra-se com sua mãe.

“Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: ‘Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição – uma espada traspassará a tua alma! – e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações’”. (Lc 2, 34-35)


5ª Estação: Simão de Cirene carrega a cruz de Jesus.

“Ao saírem,encontraram um homem chamado Simão, que era de Cirene, e o obrigaram a carregar a cruz de Jesus”. (Mt 27, 32)


6ª Estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus.

“Não fazia vista, nem tinha beleza a atrair o olhar, não tinha aparência que agradasse. 3 Era o mais desprezado e abandonado de todos, homem do sofrimento, experimentado na dor, indivíduo de quem a gente desvia o olhar, repelente, dele nem tomamos conhecimento”. (Is 53, 2-3)


7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez.

“Eram na verdade os nossos sofrimentos que ele carregava, eram as nossas dores, que levava às costas. E a gente achava que ele era um castigado, alguém por Deus ferido e massacrado. Mas estava sendo traspassado por causa de nossas rebeldias, estava sendo esmagado por nossos pecados. O castigo que teríamos de pagar caiu sobre ele, com os seus ferimentos veio a cura para nós”. (Is 53, 4-5)


8ª Estação: Jesus consola as mulheres de Jerusalém.

“Seguia-o uma grande multidão do povo, bem como de mulheres que batiam no peito e choravam por ele. Jesus, porém, voltou-se para elas e disse: ‘Mulheres de Jerusalém, não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos! ’”. (Lc 23, 27-28)


9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez.

“‘Vigiai e orai, para não cairdes em tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca’. Jesus afastou-se pela segunda vez e orou: ‘Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, seja feita a tua vontade! ’”. (Mt 26, 41-42)


10ª Estação: Jesus é despido de Suas vestes.

“Depois que crucificaram Jesus, os soldados pegaram suas vestes e as dividiram em quatro partes, uma para cada soldado. A túnica era feita sem costura, uma peça só de cima em baixo. Eles combinaram: ‘Não vamos rasgar a túnica. Vamos tirar sorte para ver de quem será’”. (Jo 19,23-24)


11ª Estação: Jesus é pregado na cruz.

“Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali crucificaram Jesus e os malfeitores: um à sua direita e outro à sua esquerda. Jesus dizia: ‘Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem! ’”. (Lc 23, 33-34)


12ª Estação: Jesus morre na cruz.

“Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: ‘Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!’ Mas o outro o repreendeu: ‘Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma pena? Para nós, é justo sofrermos, pois estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal’. E acrescentou: ‘ Jesus, lembra-te de mim, quando começares a reinar’. Ele lhe respondeu: ‘Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso’. Já era mais ou menos meio-dia, e uma escuridão cobriu toda a terra até às três da tarde, pois o sol parou de brilhar. O véu do Santuário rasgou-se pelo meio, e Jesus deu um forte grito: ‘Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito’. Dizendo isto, expirou. O centurião, vendo o que acontecera, glorificou a Deus dizendo: ‘Realmente! Este homem era justo!’ E as multidões que tinham acorrido para assistir à cena, viram o que havia acontecido e foram embora, batendo no peito”. (Lc 23, 39-48)


13ª Estação: Jesus é descido da cruz.

“Um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. Aquele que viu dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; ele sabe que fala a verdade, para que vós, também, acrediteis. (...) Depois disso, José de Arimatéia pediu a Pilatos para retirar o corpo de Jesus; ele era discípulo de Jesus às escondidas, por medo dos judeus. Pilatos o permitiu. José veio e retirou o corpo”. (Jo 19, 34-35.38)


14ª Estação: Jesus é depositado no sepulcro.

“Veio também Nicodemos, aquele que anteriormente tinha ido a Jesus de noite; ele trouxe uns trinta quilos de perfume feito de mirra e de aloés. Eles pegaram o corpo de Jesus e o envolveram, com os perfumes, em faixas de linho, do modo como os judeus costumam sepultar. No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim e, no jardim, um túmulo novo, onde ninguém tinha sido ainda sepultado”. (Jo 19, 39-41)

- O cristão recorda os passos dolorosos de Jesus com fé, pois sabe que Ele ressuscitou. O caminho do Calvário é o caminho que leva da morte à Vida. Não há caminho para a Vida sem cruz, nem Vida verdadeira sem Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário