quarta-feira, 25 de março de 2020


Solenidade da Anunciação


   Hoje celebramos a Solenidade da “Anunciação”. Este título indica um fato histórico descrito no Evangelho de são Lucas (cf Lc 1, 26-38): O Anjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a Mãe do Salvador.

   Isto é um fato surpreendente! Deus, que contrariou o Rei da Davi em seu desejo de construir-lhe um templo (cf 1Cr 17, 1-15), não dá a Maria uma ordem divina, mas pede seu consentimento. Assim como deu a Adão e Eva, antes do pecado, a capacidade de escolher (cf Gn 3, 2-3), agora, diante de uma Virgem que foi concebida sem pecado, ou seja, na mesma condição de nossos primeiros pais, também deu a Maria a capacidade de eleger. Deus pede o consentimento a Maria.

   E ela disse: “Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa Palavra” (Lc 1, 38). E, como diz o Evangelho de são João: “O Verbo se fez carne, e pôr sua tenda entre nós” (Jo 1, 14).

   Este é o grande milagre que celebramos hoje. Mas, neste momento, ele está escondido a todos os mortais. E inclusive a totalidade dos anjos. Santo Inácio de Antioquia (séc I-II), discípulo direto de do apóstolo são João, o declara: "E permaneceram ocultos ao príncipe desse mundo (Satanás): A virgindade de Maria e seu parto, bem como a morte do Senhor - três mistérios que devem ser proclamados - realizados no silêncio de Deus". (Aos Efésios, 19)

   E porque Deus quis se ocultar no seio de Maria, deixando, ao princípio, que a luz de sua graça aparecesse somente nela, pelo que disse sua parente Isabel: “Quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio” (Lc 1, 44). Os cristãos comparam a Santíssima Virgem à estrela da manhã, pois é a estrela brilhante que anuncia o grande sol que virá.

   Como “Maria” é a mesma utilizada para o plural de “mar” em latim (mar, maris – maria), a cristandade uniu estes dois significados: Maria a estrela, a estrela do mar. Ponto de referencia para os navegantes durante a noite, mas que humildemente se esconde ante o fulgor inigualável do sol na abóboda celeste.

   Hoje podemos, então, ao celebrar a “Anunciação” rezar unidos a tantos cristãos que durantes mais de mil anos invocam Maria como estrela do mar, sinal seguro do salvador, estrela que aponta a Cristo, que é o porto seguro de nossa salvação.

   Primeiro com a poesia sem igual de são Bernardo de Claraval, século XII, e logo com um tradicional hino cristão: “Ave, Maris Stella” (Ave, Estrela do Mar).


Oração a Maria, Estrela do Mar
(São Bernardo de Claraval)

      E o nome da Virgem era Maria (Lc. 1, 27). Falemos um pouco deste nome que significa segundo se diz, Estrela do mar, e que convém maravilhosamente à Virgem Mãe. .... Ela é verdadeiramente esta esplêndida estrela que devia se levantar sobre a imensidade do mar, toda brilhante por seus méritos, radiante por seus exemplos.

      Ó tu, quem quer que sejas que te sentes longe da terra firme, arrastado pelas ondas deste mundo, no meio das borrascas e tempestades, se não queres soçobrar, não tires os olhos da luz desta estrela.

       Se o vento das tentações se levanta, se o escolho das tribulações se interpõe em teu caminho, olha a estrela, invoca Maria.

       Se és balouçado pelas vagas do orgulho, da ambição, da maledicência, da inveja, olha a estrela, invoca Maria.

       Se a cólera, a avareza, os desejos impuros sacodem a frágil embarcação de tua alma, levanta os olhos para Maria.

       Se, perturbado pela lembrança da enormidade de teus crimes, confuso à vista das torpezas de tua consciência, aterrorizado pelo medo do Juízo, começas a te deixar arrastar pelo turbilhão da tristeza, a despenhar no abismo do desespero, pensa em Maria.

       Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria.

       Que seu nome nunca se afaste de teus lábios, jamais abandone teu coração; e para alcançar o socorro da intercessão dEla, não negligencies os exemplos de sua vida.

       Seguindo-A, não te transviarás; rezando a Ela, não desesperarás; pensando nEla, evitarás todo erro.

       Se Ela te sustenta, não cairás; se Ela te protege, nada terás a temer; se Ela te conduz, não te cansarás; se Ela te é favorável, alcançarás o fim.
E assim verificarás, por tua própria experiência, com quanta razão foi dito: "E o nome da Virgem era Maria".


Ave, Maris Stella

Ave, do mar Estrela
De Deus mãe bela,
Sempre virgem, da morada
Celeste Feliz entrada.

Ó tu que ouviste da boca
Do anjo a saudação;
Dá-nos a paz e quietação;
E o nome da Eva troca.

As prisões aos réus desata.
E a nós cegos alumia;
De tudo que nos maltrata
Nos livra, o bem nos granjeia.

Ostenta que és mãe, fazendo
Que os rogos do povo seu
Ouça aquele que, nascendo
Pos nós, quis ser filho teu.

Ó virgem especiosa,
Toda cheia de ternura,
Extintos nossos pecados
Dá-nos pureza e bravura,

Dá-nos uma vida pura,
Põe-nos em vida segura,
Para que a Jesus gozemos,
E sempre nos alegremos.

A Deus Pai veneremos:
A Jesus Cristo também:
E ao Espírito Santo; demos
Aos três um louvor: Amém.



Ave, Maris Stella,
Dei mater alma,
Atque semper Virgo,
Felix caeli porta.

Sumens illud Ave,
Gabrielis ore,
Funda nos in pace
Mutans Evae nomen.

Solve vincla reis,
Profer lumen caecis,
Mala nostra pelle,
Bona cuncta posce.

Monstra te esse Matrem,
Sumat per te preces,
Qui pro nobis natus
Tulit esse tuus.

Virgo singularis,
Inter omnes mitis,
Nos, culpis solutos,
Mites fac et castos.

Vitam praesta puram,
Iter para tutum:
Ut, videntes Jesum,
Semper collaetemur.

Sit laus Deo Patri,
Summo Christo decus
Spiritui Sancto,
Tribus honor unus. Amen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário